Júri Simulado sobre o livro “O Caso dos Exploradores de Cavernas”

Na noite de 29 de junho, nossos alunos de Direito da Faculdade São Vicente de Irati realizaram um Júri Simulado sobre o livro “O Caso dos Exploradores de Cavernas” escrito por Lon Fuller, professor de “Jurisprudence” da Harvar Law School.

A obra é um clássico da literatura jurídica ideal para reflexões e apontamentos sobre temas complexos desde o começo de curso. A história é de um grupo de cinco pessoas que acabam por causa de um desmoronamento ficando confinadas em uma caverna à espera de socorro. Enquanto o tempo passa, surge indagações e decisões para suas sobrevivências.

A atividade faz parte da avaliação da disciplina de Introdução ao Estudo do Direito da Profª Elisa. Os alunos se dividiram entre os vários personagens e houve uma calorosa discussão entre acusação e defesa como em um júri real. As teses de defesa e acusação foram montadas através de bases filosóficas trazendo para a nossa realidade no Brasil.

A atividade foi muito produtiva e positiva, como podemos ver nos comentários dos alunos participantes. A acadêmica Faline faz um relato emocionante sobre empatia, afirmando que “Ao iniciar um curso, não temos noção da nossa atuação profissional, porém, na participação do júri simulado, conseguimos ter uma prévia de como será. Sentir a emoção aflorada, o desejo enorme de acusar, defender e fazer justiça, certamente foi a melhor maneira para que os acadêmicos revejam suas escolhas, a área de atuação, inclusive se realmente o Direito foi a melhor opção!”. A acadêmica Andressa, que fez o papel de Advogada dos réus já iniciou agradecendo a todos os participantes , e afirmando que “...foi um trabalho excepcional, a gratidão em poder participar de um evento como esse que agrega inúmeros conhecimentos, gratidão a nossa professora Elisa por todos esses ensinamentos”. Nossa acadêmica Wendy nos relata que a experiência do Júri pra ela foi na dinâmica da simulação do júri, buscou um estimulo a reflexão por meio do diálogo e, assim proporcionando a nos acadêmicos de direito a oportunidade de desenvolver um olhar mais crítico sobre o tema em debate.

Quer ter experiências como essa? Vem pra São Vicente!

Veja Mais
Chama no